sábado, 3 de dezembro de 2016

Eu sou mais que vossa mãe

Hoje venho partilhar convosco uma ideia que me surgiu assim kind of out of the blue.

Vou-pegar-num-cartão-e-fazer-uma-árvore-de-natal-com-luzes-forrada-com-tecido-e-depois-liga-se-à-ficha-e-vai-ficar-show. Foi mais ou menos assim o meu processo criativo. Na verdade, ele é quase sempre assim. Estou normalmente a fazer algo que não me gusta por aí além (calcular impactos orçamentais ou lavar casas de banho, you name it) e vem-me uma coisa à cabeça e tenho de largar tudo e ir fazer, senão não sou eu.

(E agora que já me permitiram este parêntesis para vos falar sobre o momento da criação, e como sou mais que vossa mãe, aqui vai o passo a passo.)

A vantagem dos trabalhos em cartonagem (é como se chama isto que eu fiz, mas em bom), é que podem fazer virtualmente o que vos apetecer. Formas redondas são mais complicadas, mas de todo não impossíveis. Eu é que não me punha nisso, mas vocês é que sabem.

Bom, eu escolhi fazer uma árvore de Natal. Na verdade até queria uma estrela, mas quando pensei que a dita teria de ter no mínimo 5 pontas, desisti logo, iria dar demasiado trabalho e eu cá não gosto de ter trabalho. Resolvi-me então por uma árvore. Mas uma cheia de estilo, que é só um triângulo (ok, foi só para, once again, poupar trabalho).

Comecei por marcar e cortar o triângulo no cartão. Depois as laterais. Não sei medidas, meninas. Mas também não precisam, cada uma faz com a medida que melhor lhe aprouver, que isto cada um sabe o espaço que tem. Em todo o caso, o que importa é manter o equilíbrio e a simetria da coisa. Escolham um comprimento para a base e trabalhem as restantes medidas a partir dessa. A produndidade que usei foi de 5 cm.

Confesso que foi mais pela estética, depois é que me lembrei que é suposto isto manter-se seguro em pé, mas correu tudo bem, ficou perfeito. Menos de 5 cm talvez não aconselhe, pode cair para a frente ou trás com o peso das luzes.






























Cortem e colem como se vê nas fotografias. Com cola quente safam-se bem. Mas eu, após a minha 34ª pistola de cola ter ido para o lixo, desisti. Usei UHU (daquela que costumo cheirar todas as noites antes de ir dormir) e fita daquela das pinturas, para garantir que não saía do sítio, que era o que tinha por aqui. Quanto mais forte a fita, melhor.


Forrei tudo com tecido (aqui é onde a coisa pode correr menos bem, se não forem minimamente cuidadosas). Usem cola de baton, não suja o tecido e não sai do sítio.

Os buraquinhos fiz com uma chave de fendas. Tenho as mãos feitas num 8, por isso ponham os maridos a fazer, eles vão adorar sentir-se incluídos neste DIY (#not).






Depois é pegar em luzinhas de Natal e uma a uma enfiar dentro dos buraquinhos que fizeram, obviamente de trás para a frente. Colocamos fios dentro do triângulo, a "tampinha" em cima e está feito. Podem usar luzes normais de árvore de Natal, mas escolham uma série relativamente curta, senão vão sobrar imensas e lembrem-se que vão ter de "guardar" tudo dentro do triângulo, inclusive as que sobram - a menos que sejam barras em eletricidade e consigam cortar o fio sem deitar o quadro abaixo. Eu não sou dessas, por isso escolhi uma série de metro e meio, para aí.







No final, deixam o fio para fora, obviamente, e ligam à ficha.
Utilidade? Nenhuma. Mas digam lá se não fica um charme? :)


Se não perceberam nada da descrição, vejam as fotos, acho que ajuda. Apesar de me ter apercebido que devo ter saltado algumas fotos relevantes. Foi o entusiasmo.

Se não perceberem pelas fotos, perguntem, que eu explico. Se mesmo assim não perceberem, eu explico novamente. Mas em paralelo comecem a ponderar comprar feito.       

3 comentários:

  1. Gostei :) nasce de uma ideia simples, como dizes, e no fim fica algo giríssimo. Nunca pensei foi que, alguém que já fez tanta coisa gira para a casa, fosse de fugir à coisa quando dá muito trabalho hehe Parabéns, está muito bonito. (a segunda foto não abre)

    Beijinhos d'a turista portuguesa

    www.aturistaportuguesa.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia! Já estou a seguir o blogue também! bj

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar