quarta-feira, 14 de junho de 2017

Cruzeiro nas Ilhas Gregas

Só queria começar este texto dizendo que se vejo mais uma sardinha que seja nos Instagrams e Facebooks desta vida parto esta m... espelunca toda.

Posto isto, vamos lá discorrer sobre os santos populares.

Themasterbedroom é uma queque da linha. Não há como desmentir, não há como fugir, não há como dizer não-ela-só-anda-cansada-por-isso-é-que-não-anda-nos-bailaricos. Nope. EU NÃO GOSTO DE POPULARICES.
Ufa. Pensei que me fosse custar mais dizer isto. A vantagem de estar atrás de um ecran é que ninguém pode atirar-me peixe podre ou cuspir-me em cima só porque não gosto de santos populares.
No fundo é como aqueles haters anónimos que podem dizer o que quiserem porque (acham que) nunca ninguém os vai descobrir. Se eu tenho haters por ser fofinha e fazer festas de anos à minha filha (ai sua grande cabra que em vez de dares dinheiro a ganhar aos organizadores de festas resolveste fazer tu em casa), terei muitos mais haters por eu própria ser uma pequena hater dos santos populares.

Na verdade eu não odeio os próprios dos santos, coitados. A menos que me digam que algum deles levou o último XS daquela blusa da Zara, não tenho por que os odiar.

O que eu não gosto é aquela festinha básica, sabem? A sardinha, a música, as pessoas.

Eu - Não vou, não gosto de sardinhas.
O mundo - Ah, comes outra coisa, anda lá!
Eu - Não como carne de porco.
O mundo - Comes... sei lá, uma salada de alface.
Eu - "Eles" põem cebola, não gosto de cebola.
O mundo - Então vais só pelo convívio!
Eu - Não gosto de conviver, não gosto de pessoas em geral e daquelas em particular.

E neste momento "o mundo" já se prepara para me fazer cair os dentes da frente. Mas sai airosamente com um:
O mundo - Er... ok, talvez para a próxima, não é?...

E antes que vocês digam que estou a falar de algo que não sei, desenganem-se! Esta menina já foi DUAS vezes aos Santos! Até "fui" a dois santos diferentes, por causa das tosses: fui ao Santo António e ao São João. Ao sãjoaum.
Primeira vez: primeiro ano de faculdade, a pessoa está naquela senda de impressionar o namorado. Eu?! Beta?! Eu não! Eu gosto é de bailarico e festas populares! Bora lá! Onde é que está a bater hoje?! Hein? Hein? E foi só a pior noite da minha vida. Não bebo álcool, não fumo, não gosto de sardinhas, não gosto de pessoas, não faço xixi fora de casa. Tenho tudo para dar certo. #soquenao Acabei a noite toda eu regada de cerveja alheia (e sabe-se lá mais o quê, os sapatos que usei naquela noite foram direitinhos para o lixo, paguei 2€ por uma carcaça seca sem nada (já disse que não gosto de sardinhas?), passei fome e jurei para nunca mais.

E o sãjoaum, masterbedroom, foi melhor?

Uns bons anos depois da primeira experiência traumática nos Santos, themasterbedroom resolve pôr o preconceito dos Santos de lado e dar-lhes mais uma oportunidade. Despedida de solteira no fds de S. João? Boraaaaa| Bitches are out! Uhhhuuuuuuuuu!
Pequeno detalhe: grávida de 5 semanas. Barriguinha lisa, bom aspeto, nada de enjoos... Nah, eu sou capaz. #soquenaooutravez
Aquilo parece que no S. João ainda é pior. Devo ter arrancado uns 4 pares de olhos por ali, a cada vez que levava com aquela coisa irritante do martelinho na tola. Comigo é assim: não gosto, arranco olhos.
Mas à medida que a noite avançava a coisa foi ficando agreste e demos por nós, bitches bem giras (isto uma pessoa antes de ser mãe tem tudo no sítio, inclusivamente a confiança de que está tudo efetivamente no sítio), todas bem identificadas como participantes numa despedida de solteira... carne fresca... pessoal com níveis de álcool no sangue equivalentes a morte cerebral na certa... Deu para o torto. Quando demos por nós no meio de uma multidão de homens com pinta de marinheiros (não sei porquê, mas isto agora está-me a parecer bem melhor do que naquela noite) arrependemo-nos amargamente de não termos ido fazer a despedida de solteira da Mada num cruzeiro nas Ilhas Gregas como qualquer grupo de betas que se preze.
Bom, voltando às bitches e aos marinheiros. Quando o cerco começou a apertar e nós começámos a achar que iríamos ter de sacrificar uma, eu digo "Eu estou grávida!!!" (numa clara tentativa de dizer "filhos, a mim ninguém me pegue, que eu trago brinde. tô fora, tá?!".

E nisto abre-se uma clareira à minha volta, um dos "marinheiros" grita "Para trás, ela está grávida!" e pega em mim ao colo, eleva-me a uma altura bem superior à minha e leva-me para um sítio seguro (vá, o mais seguro dentro do género: para trás de uma banquinha de venda de imperiais). Themasterbedroom fica ali agarrada à sua barriguita a pensar qual das amigas teria sido sacrificada pelos marinheiros da Ribeira.

Bom, é possível que parte desta história tenha sido algo fantasiada pelo meu estado de desespero no São João em plena Ribeira. Talvez não fossem marinheiros, fossem só uns moços mal encarados. Ou então talvez fossem apenas pessoas normais a celebrar o seu santo padroeiro. Mas lá que me levaram em ombros para porto seguro, isso leveram.

Voltando a 2017 e aos santos e às sardinhas e aos bailaricos (e vamos lá resumir isto, senão nunca mais).

Obviamente, nunca mais na vida me apanham nos santos populares.**
Sendo assim, e como não queria ser apedrejada em via pública, resolvi fazer uma celebração de Santo António cá por casa. Alguns amigos cuidadosamente selecionados, sardinhas (até eu comi uma...), bom vinho, boa música (#ouentaonao) e lá se passou uma noite como deve ser.
Em bom, como as meninas da linha gostam. #massemmarinheiros




* Só para ficarem descansados, agradeci profundamente ao meu marinheiro salvador. Tanto quanto pude aperceber-me na manhã seguinte, ninguém foi sacrificado pelos marinheiros (pelo menos contra sua vontade. Diz que a noiva sacrificou dois polícias, mas eu num vi nada.)
** Só se me prometerem que vai haver marinheiros fardados. 




4 comentários:

  1. You're just like me. Won't you marry me? :)
    Vou ficar a aguardar resposta, tal como um miúdo de 6 anos.

    ResponderEliminar
  2. Ui! Tu queres ver que eu tenho um fã?!
    Não estou a saber lidar!!
    Filho, tu envia foto de cara e corpo inteiro e lista de skills. Se souberes usar um berbequim, temos casório!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens fã. E se é requisito usar berbequim, eu tiro uma pós-graduação em berbequins... A lista de skills não cabe aqui.

      Eliminar
  3. Como boa portuense simplesmente ADORO o S.Joao!!!! O martelinho, o alho porro, as rusgas... o cheiro a sardinha e tudo mais misturado no ar! A cumplicidade do povinho de martelo na mão sem hierarquias nem manias...
    Mas sabes... adorei a tua descrição de puro ódio as festas populares!!! Lol estou convencida que consegui sentir a tua repulsa pela sardinha e os cheiros e toda a confusão. Eh eh
    Beijocas.
    Luciana

    ResponderEliminar